Compartilhar:

Manual de Direito Ambiental. Terence Trennepohl. Editora Saraiva, 8ª edição. 2020.

Este Manual de Direito Ambiental atinge a sua 8a. edição, aos cuidados da Editora Saraiva – conhecida e respeitada casa de publicações jurídicas – com importantes atualizações de doutrina e recentes decisões dos nossos Tribunais. É fácil prever que, muito em breve, senão já, será obra de consulta obrigatória de estudantes de Direito Ambiental nas faculdades de todo o país. Por tratar-se de um “Manual”, resta evidenciado o caráter didático que tanto valor agrega ao trabalho do Professor Terence Trennepohl.

Na verdade, mais esta edição foi bem cuidada e pensada em função dos estudantes de Direito Ambiental, como “um primeiro encontro agradável com a matéria”, assim uma vez me disse o seu ilustre autor.

A estrutura do livro, em seus 19 capítulos de exposição fluente, pinça temas fundamentais do direito do ambiente, que o Professor desenvolve com clareza e precisão. Não faltaram, em cada um deles, provocações pertinentes, que levam o estudioso a construir para si próprio o arcabouço da doutrina exposta e a iniciar-se no terreno (por vezes minado) de alternativas práticas. Esses recursos pedagógicos ou didáticos tendem a consolidar os conhecimentos adquiridos e a dar segurança no seu uso.

(Do Prefácio do Dr. Édis Milaré)